Friday, May 11, 2007

"Load your guns before the night"

De madrugada, no auge da minha insônia, após uma leitura de 50 páginas de "Quando Nietzsche Chorou", descobri que tenho um preconceito incomum. Notei que desenvolvi um bloqueio em relação ao que eu considero "Clichês do Intelectualismo", após escrever o post de 23 de março, que se encontra neste blog.
Criei uma aversão a Chico Buarque, e Friedrich Nietzsche como tenho pelo Lula, Arruda, Pelé e os membros do RBD. Tudo bem, eu sei que os dois primeiros nem de longe se parecem com os outros citados, mas acredito que chegaram a um mesmo nível de banalização.
É fato que o ser humano tem uma necessidade grotesca de auto-afirmação, e que lidamos com uma competição de sabedoria todos os dias. Então, nada mais justo do que buscar alimento para a mente, e tornar a sobrevivência mais interessante.
Eu, humana, demasiada humana, (entenderam o trocadilho?) não estou fora das estatísticas. Cheguei a um certo ponto de minha vida, que por interesses pessoais, precisei me "intelectualizar". Motivos extremamente fúteis, não nego. Mas eu tinha que começar por algum ponto. E por que eu tenho que gostar do que "todo mundo" gosta? Pra chegar a outro nível, eu preciso iniciar pelo mesmo nível? Claro que não, o "outro nível" pode ser alcançado de outras maneiras.
Mas daí, eu tenho que voltar ao assunto do post: o preconceito.
Resumindo, eu quis dizer que não preciso gostar de Chico e Nietzsche, nem de cinema e café expresso, pra ter um diferencial.
Mas eu gosto.
Não dá pra negar a obra Nietzsche, nem a sua importância para a filosofia.
Não dá pra negar que cinema é a sétima arte, e que desperta sensações incríveis.
Não dá pra negar café é bão demais, e que melhora o meu humor.
E nem dá pra negar que o samba do Chico é ótimo.
É por isso que eu pergunto:

Alguém quer ir pro show do Chico comigo, no dia 15?

E viva a banalização.

7 comments:

Brescia Magalhães said...

VC CONSEGUIU INGRESSO?!!!
VC FICOU NA FILA ULTRA MEGA POWER GIGANTE NO BRASÍLIA SHOPPING?!
VC TÁ VIVA???
Desculpa chegar falando assim, mas é q eu to levemente desorientada...
e sim, eu tb quero ir... mas pra pobre não sei se vai sobrar ingresso, aliás, nem pra rico eu to acreditando que sobre, então...
acho q vou sentar lá na porta dos fundos do teatro... vai ver ele dá um tchau pra mim e eu posso morrer tranquila! enfim... boa sorte pra gente!

Essa Menina. said...

Luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!
Vai tomar no C*... no... no... copo de café expresso!!
Sau bandidaaaa!!
Duas das melhores blogueiras do mundo, você e a Brescia, morando em Brasilia e vão a um show do Chico Buarque sem miiiim???
;/

Uhauahauhaua, palhaçadas a parte, eu vou te contar um negócio: eu nem sabia quem era Nietzche, e ainda nem sei escrever o nome dele!! Só vim saber da sua exstência e "contribuição" pela filosofia depois que li "Quando Nietchze chorou".E eu o li, não pela vida dele, ou pra conhecer sua biografia. Li porque sabia que se tratava de psicologia, e que o autor já tinha vendido horrores com "Mentiras no Divã" e "A cura de Shoupenha.. (não sei escrever)", e meu interesse em Nietzche parou por ai!! Tanta coisa legal pra ler, Arnaldo Jabor, Gacia Marquez... e eu vou ler Nietzche?? to doida ainda não!!
Mas chico é chico, e eu como nasci no dia do samba, não posso deixar de amar este homem maravilhoso, de alma femenina e de uma sedução tão sutil que emociona!!

Ufa, falei um monte de besteira né??
uahuahauaa
beeeijos

Essa Menina. said...

E ainda escrevi um monte de coisa errada! ;/
kkkkkkkkkkkkk

Anonymous said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus
http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_W._Goddard

sabe o que é ainda mais clichê? discutir clichês.
foda-se a intelectualização, viva a apatia mental. hauhauahauha
nietzsche tá posando pra revista times, todo mundo tá lendo 'quem mexeu no meu queijo' e 'o monge e o executivo' e pensa que tá abafando. ¬¬
chico buarque fede, todo mundo baba ovo do cara, sem falar no pessoal que começou a assistir 'laranja mecânica' e vê a imposição da sociedade em tudo qnt é coisa.
enfim, é o destino de todo universitário lutar contra o clichê. incrível como ele é aplicável em 90% de tudo que guia a gente, do nada pra nada.

e viva o nonsense. o/

Anonymous said...

pára de ouvir chico buarque. minha família toda ouve, é chato. :~~
pelo amor de deus, pááááára! :(

Anonymous said...

Eu comecei a ler em um momento que queria o máximo de distrações possíveis para a minha cabeça e acabei adorando as coisas que ele escreve. É o tipo de coisa que te faz pensar, e comigo faz esquecer tudo em volta. Cinema. O que dizer sobre cinema? Eu adoro. São momentos que me fazem realmente feliz. Filmes. E café? Como eu digo, amargo pra um dia ruim, normal pra um dia normal e cappuccino para dias bons. Isso pq já fazem parte, sabe?
Seria eu banal?
Bom, eu não ando por aí dizendo o qnt eu sou intelectual por ler o que eu leio, ou que sou super moderninha e adoro café e já vi todos os filmes 'bons'. até pq o que me faz bem, faz a mim e alimenta o meu ego.

Anonymous said...

chico buarque realmente fede.